Meu instagram: https://www.instagram.com/camisnavarro.yoga/
Por Camila Navarro
Ter uma vida em equilíbrio é essencial para o ser humano, na percepção do ritmo vital que é formado pela atividade e o descanso.
Com o ritmo acelerado de vida que levamos, o descanso pode acontecer de maneira superficial e talvez ocorra quando, levados pela exaustão, nos rendemos a ele. Você já parou para pensar quantas “janelas” estão abertas, nesse momento, em sua cabeça? Reflita sobre quanto tempo você tem dedicado a fazer absolutamente nada. O que é relaxar?
Em pesquisa recente a OMS reportou que a depressão atinge 5,8% dos Brasileiros, taxa que está acima da média global, que é de 4,4%. E a Universidade Federal do Rio Grande do Sul reportou que 80% dos brasileiros se tornaram mais ansiosos em meio a pandemia da COVID-19.
É essencial dedicarmos alguns momentos para “fecharmos essas janelas”, pois assim como um computador pode ficar lento ou travar quando há muitas delas abertas, assim é o nosso cérebro. É necessário organizar esse computador mental para adquirirmos mais qualidade emocional.
O meu interesse e curiosidade sobre esse assunto, assim como os benefícios obtidos através das práticas pessoais de relaxamento, me levaram ao estudo que se transformou no TCC desse Curso de Formação, cujo tema é “Yoga e as Técnicas de Relaxamento no Combate a Fadiga e Tensão”. Uma prática tão importante que nos ajuda na liberação de espaço em nosso cérebro, no esvaziamento e restauração do corpo e da mente.
“O homem do Ocidente não sabe apreciar o descanso, o relaxamento, porque não o descobriu, o aspecto positivo do repouso”. Valoriza o descanso em virtude de sua capacidade de renovar a possibilidade de nova atividade exterior, mas não aprecia diretamente seu valor positivo, porque, na realidade, não o conhece.” Antonio Blay